Ricardo Pessôa – Idealizador e fundador da Usina de Arte
Ricardo Pessôa de Queiroz Filho, empresário, é idealizador e fundador da Usina de Arte, juntamente com sua esposa Bruna, projeto que transformou a antiga Usina Santa Terezinha, em Água Preta (PE), em um polo de cultura, arte contemporânea e regeneração ambiental.
Inspirado pela memória familiar ligada à usina e pelo desejo de promover impacto social positivo, Pessôa concebeu um espaço que reúne jardim botânico, parque artístico e centro de atividades culturais. O projeto integra natureza e criação artística, abriga obras de artistas renomados, promove festivais de arte e gastronomia, além de programas educativos e residências.
Sob sua liderança, a Usina de Arte tornou-se referência em turismo cultural responsável e desenvolvimento sustentável, irradiando benefícios para a comunidade da Mata Sul de Pernambuco e posicionando-se como um dos principais exemplos brasileiros de reconversão de patrimônio industrial em espaço vivo de inovação cultural e social.