Modelos são configurados de fábrica especialmente para atender aplicações no campo

Demandas do setor sucroalcooleiro exigem caminhões resistentes e confiáveis, especialmente na época da colheita da cana-de-açúcar, período no qual a operação ocorre 24 horas por dia. Atenta às necessidades do campo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus mantém no portfólio ampla gama de veículos destinados para os canaviais.

Para os caminhões canavieiros, dentro da gama chamada Vocacional, a montadora oferece os Constellation com capacidades de 26 a 32 toneladas, em versões rígidas ou cavalo-mecânico, e motores com potências de 280 cv a 390 cv, além de transmissões manuais, automatizadas ou automáticas.  A linha é talhada para atender às necessidades do plantio à colheita, além dos veículos de apoio à operação, nas áreas de manutenção, de combate a incêndio e do transporte da matéria-prima ou do produto acabado.

Os canavieiros da marca saem de fábrica com um pacote composto por mais de 20 itens que adequam o veículo à operação e preservam o conjunto. Dentre os principais componentes, estão protetores na grade dianteira, nos faróis, no radiador, no alternador e no tanque de combustível, isolante térmico nas tubulações do sistema pneumático e no chicote elétrico, pré-filtro agrícola, alarme de ré, tomada de força na transmissão, engate traseiro e prolongadores do retrovisor.

De acordo com a VWCO, o vocacional canavieiro foi incorporado conforme demanda dos clientes do segmento, que antes tinham de instalar os equipamentos em terceiros, sem contar com a garantia de fábrica.

Um dos bons exemplos da capacidade de entrega da montadora para o setor sucroalcooleiro responde por Constellation 31.330 Canavieiro 6×4 equipado com caixa manual de dez velocidades à frente, das quais as duas primeiras super-reduzidas para vencer terrenos difíceis e íngremes, e três à ré.

O câmbio, reconhecido pela resistência e baixa manutenção, o que se traduz em disponibilidade, é associado ao motor Cummins ISL de 8,9 litros que desenvolve 334 cv a 2.100 rpm e torque de 1.450 Nm (147,8 kgfm) de 1.000 a 1.500 rpm.  O veículo foi desenvolvido sob medida para atender às necessidades do campo, o que incluiu testes operacionais com acompanhamento de clientes de um dos segmentos que mais crescem no Brasil.

Supercaminhão canavieiro

Mais recentemente, na Agrishow 2019, em abril, a VWCO reforçou a oferta de soluções para o trabalho na lavoura de cana-de-açúcar com um protótipo baseado no Constellation 31.280 8×4. Com a intenção de promover mais produtividade no campo, o modelo ganhou dimensões e especificações técnicas específicas.

O veículo recebeu eixos dianteiros tubulares intercambiáveis à suspensão original com capacidade para 8 toneladas e bitola de 3 metros, além de prolongamento lateral do chassi. O arranjo permitiu deslocar suspensão e freios, o que proporcionou distribuir melhor a carga e aumentar a estabilidade do veículo.

O 31.280 8×4 traz ainda os chamados pneus de alta flutuação com o objetivo minimizar danos à lavoura, sem perder o poder de tração. No conjunto motriz, o motor MAN de 6,9 litros com 277 cv a 2.300 rpm e torque de 1.050 Nm (107 kgfm) de 1.100 a 1.700 rpm associado a uma transmissão automática da Allison.