Contratos de manutenção reduzem surpresas indesejadas ao longo do caminho

Pela possibilidade de promover mais eficiência no gerenciamento do veículo ou mesmo de uma frota, os contratos de manutenção se prestam como ferramentas poderosas ao gestor. As montadoras dispõem de abrangentes planos de serviços que incluem das intervenções preventivas às corretivas, de acordo com a aplicação. Cabe ao transportador avaliar o nível de serviços que precisa.

Por meio de parcelas mensais fixas, os contratos garantem reduzir despesas decorrentes de uma oficina própria do transportador, dá previsibilidade de custos ao negócio e aumenta disponibilidade do veículo para o trabalho ao evitar paradas desnecessárias do caminhão. Na conta dos benefícios, o gestor ganha mais tempo para colocar energia na sua atividade principal, o transporte de carga, afinal, transportadora não é oficina.

Como aliado do gestor para impulsionar o negócio, um plano de serviço garante planejamento de visitas à oficina ao longo da vida do veículo. Uma operação na qual a programação de entrega da carga é fundamental, por exemplo, o transportador não pode desconsiderar a possibilidade de um caminhão quebrar no meio da viajem.

Um contrato de manutenção evita esse tipo de surpresa por manter o veículo sempre em dia. Mas se mesmo assim algum imprevisto acontecer, a concessionária mais próxima estará pronta para fazer o atendimento, como previsto nos contratos.

Preserva valor de revenda

A ideia de contar com o apoio permanente da rede de autorizadas das fabricantes é crescente e é o tipo de serviço que independe do tamanho da empresa. O pequeno transportador, proprietário de um ou dois caminhões, certamente se beneficiará com disponibilidade do veículo, ao mesmo que saberá o que quanto poderá ter de rentabilidade ao fechar as contas do mês.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus reforça a amplitude de atendimento dos contratos de manutenção. A marca oferece quatro opções – Prev, Powertrain, Prime Serv e Plus – que garantem cobertura a todos perfis de transportador e aplicações. “Atendemos desde os autônomos, clientes que têm um Delivery Express, por exemplo, até grandes frotistas, não importa”, afirma Antonio Cammarosano, diretor nacional de vendas da marca.

Outro forte argumento das vantagens proporcionadas pelos contratos de manutenção está em preservar o valor de revenda do caminhão. Ao longo da vigência do plano, o veículo acumula histórico das intervenções pelas quais passou, o que garante ao futuro proprietário conhecimento em relação à procedência e das verdadeiras condições do bem.