Os canteiros de obras ganharam uma ferramenta de trabalho na medida para garantir produtividade nas construções em geral. O Constellation 26.260 8×4, o mais novo integrante da família de caminhões vocacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, foi concebido para ser a betoneira mais leve do mercado.

Um dos desafios do projeto propostos à engenharia da fabricante foi de desenvolver um veículo apto a entregar capacidade de carga, mas ainda em conformidade com a tolerância de 5% no peso bruto total (PBT) da lei da balança. “É uma demanda cada vez mais comum das empreiteiras”, observa Luciano Cafure, gerente executivo de Marketing da VWCO.

Debruçado para reduzir peso, o time de engenheiro refez o Constellation 26.260 com diversas modificações técnicas. O caminhão recebeu rodas de alumínio, chassi e suspensão foram recalibrados, além de motor e transmissão substituídos por mais leves e capacidade para atuar com misturador de concreto de 8 m³ sem risco de violar as resoluções da lei da balança.

Praticidade para a aplicação

O modelo traz o motor de seis cilindros MAN D08 com tecnologia de recirculação de gases EGR, portanto, sem necessidade do uso de Arla 32 para atuar de acordo com as normas ambientais de emissão de poluentes. A solução também se mostra mais prática e econômica para a aplicação na construção, afinal, um item a menos com o qual o gestor tem de se preocupar.

O motor desenvolve 256 cv e torque de 900 Nm (91,8 kgfm) de 1.100 a 1.800 rpm e, como uma das principais novidades no trem de força, transmissão manual de nove marchas.

O caminhão ainda é empacotado com a oferta da cesta de itens Robust, acabamento que traz revestimento de vinil nos bancos, painel e assoalho, material que facilita limpeza interna, e para-choque metálico curto que preserva o ângulo de entrada, característica fundamental para transitar em terreno irregular, condição comum nos canteiros de obras.