Aprimorado, o líder de vendas dos semipesados entrega mais funcionalidades e economia
A Volkswagen Caminhões e Ônibus leva para a Fenatran 2019 a linha de caminhões semipesados V-Tronic renovada com a introdução de uma nova transmissão automatizada de dez marchas da Eaton, em substituição a anterior de seis marchas, também automatizada. O aprimoramento, em especial ao campeão de vendas da categoria, o Constellation 24.280, reforça a vocação do modelo para as aplicações rodoviárias de curtas e médias distâncias.
Novas funcionalidades e economia se destacam como forças extras nos argumentos para oferecer mais eficiência operacional. Além do conforto evidente da possibilidade de trocas automáticas, a Eaton MHD é capaz de contribuir com a redução de até 3% no consumo médio de combustível na frota.
Outros recursos, como o assistente de partida em rampa Easystart, que impede a movimentação do caminhão em aclives ou declives por alguns segundos, e o modo manobra, que controla a rotação do motor em locais estreitos, facilitam o dia a dia do motorista.
Redução de custos operacionais
Para o negócio, a inteligência da nova caixa permite potencializar a redução dos custos operacionais ao ser capaz de determinar o regime de rotação do motor mais adequado ao trecho, de acordo com velocidade, peso do veículo e topografia. No fim das contas, a tecnologia evita erros nas trocas de marcha e, por consequência, aumenta a vida útil dos componentes, minimizando gastos de manutenção. “São veículos que muito autônomo usa para cruzar o País e merecem contar com mais economia e produtividade”, pondera Luciano Cafure, diretor de marketing da VWCO.
Versatilidade é outro atributo do Constellation 24.280 que o novo câmbio valoriza, um modelo capaz de atender extensa variedade de fretes, do tipo de mercadoria à aplicação. O semipesado da marca tem capacidade de até 23 toneladas peso brutal total (PBT) e, a depender do que o transportador pretende, a fabricante oferece configurações com cabine estendida e com leito teto alto ou baixo.
A flexibilidade no uso que o 24.280 proporciona se reflete no seu desempenho de vendas, imbatível em sua categoria. Somente no acumulado de 2019 até setembro, o mercado absorveu mais de 2,7 mil unidades do modelo, volume que representou pouco mais de 15% de participação nos licenciamentos de semipesados no mesmo período, de 17,9mil caminhões.
Associado à nova transmissão, o veículo traz motor MAN de 6 cilindros que desenvolve 277 cv a 2.300 rpm e torque de 1.050 Nm (107 kgfm) de 1.100 a 1.700 rpm. Como opcional segue a caixa manual de 9 marchas. A MHD também está disponível para os modelos Constellation 17.280, a versão 4×2, e 30.280, a opção 8×2.
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