Destaque da fabricante para a Fenatran 2019, os modelos 9.170 e 11.180 são os primeiros a receber a tecnologia

A Volkswagen Caminhões e Ônibus começa entregar um novo jeito de operar no negócio de distribuição urbana com a introdução de transmissão automatizada V-Tronic na nova família Delivery.

Inicialmente, o recurso surge como opção no leve 9.170 e no médio 11.180 em um processo de introdução da tecnologia por etapas, a exemplo do que ocorreu com a própria gama a partir do seu lançamento em 2017, dos mais pesados para os mais leves.

“Com o tempo, toda a família terá opção da caixa automatizada”, adianta Luciano Cafure, gerente executivo de marketing da fabricante. “Começamos pelos modelos com mais capacidade, pois são os que absorvem mais facilmente os custos iniciais de aquisição.”

As novidades da VWCO chegam ao mercado com valores em torno de 10% mais elevado em relação aos preços das versões com câmbio manual. A montadora, porém, garante que o investimento se paga rapidamente diante dos benefícios proporcionados com a automatização da transmissão.

O recurso garante à operação padronização no desempenho da frota, capaz de reduzir consumo em até 10%, além de eliminar eventuais erros de trocas de marcha, afinal, na prática as mudanças são automáticas. Depois, o conjunto sempre trabalha na faixa de torque mais eficiente, conforme a topografia da pista, o que eleva a vida útil de componentes, especialmente a embreagem.

 

Menos desgastes

“A caixa automatizada ainda não substitui o bom motorista. Mas garante menos desgastes e melhora o consumo pela média. No fim sobra dinheiro”, resume Paulo Razori, engenheiro de marketing do produto da VWCO. “É o tipo de solução que valoriza o motorista e o negócio. Ao proporcionar mais conforto, a operação ganha em segurança, aumenta a satisfação do motorista e promove maior produtividade.”

A caixa automatizada agora presente no portfólio da família Delivery é fornecida pela Eaton. Tem seis marchas e traz funções como piloto automático e Easy Start, o assistente de partida em rampa que impede deslocamentos indesejados do veículo em aclives ou declives.

Por dentro, pouco muda. Exceção feita a ausência de pedal de embreagem e, no lugar da alavanca de câmbio, uma simples chave seletora entre os bancos. Uma solução que também promove mais liberdade de movimentação no interior da cabine para o motorista.

O Delivery 9.170 V-Tronic traz motor Cummins de 3.8 litros que desenvolve 165 cv e torque de 600 Nm (62 kgfm) de 1.100 a 1.700 rpm. O 11.180 V-Tronic carrega o mesmo motor, mas com 175 cv.