Disseminar boas práticas e estabelecer padrões para utilização da nova metodologia. Com esses objetivos em mente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trabalha para elaborar um conjunto de normas sobre o BIM. A previsão é de que as diretrizes sejam publicadas até o final de 2020.
A Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção se debruça sobre quatro grupos principais de normas sobre o BIM, que englobam desde a classificação da informação da construção até normas para processos que utilizam a tecnologia, entre outros conceitos e princípios.
Coordenador da comissão, Rogério Moreira destaca a abertura do processo de elaboração das normas e sua importância para o mercado: “A normalização técnica visa atender a uma demanda da sociedade e é consequência de um trabalho construído a partir de um consenso. É um processo aberto, que apresenta as melhores práticas. Mostra para o mercado algo que permite quase uma autorregulamentação, dissemina um padrão de orientação para a utilização da tecnologia. Sem as normas, o mercado fica disperso, sem saber quais são de fato as melhores práticas”.