Levantamento mostra que ocorrências caíram entre 2012 e 2017
Angariar dados precisos sobre os acidentes de trabalho no Brasil é, para o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, um dos principais desafios na luta para reduzir esse tipo de ocorrência em canteiros de obras.
Neste sentido, o levantamento publicado por André Ferro, economista e consultor da CBIC, no livro “Segurança e Saúde na Indústria da Construção - Prevenção e Inovação” é uma contribuição valiosa. Ferro traz estatísticas detalhadas sobre acidentes de trabalho no Brasil no período entre 2012 e 2017. As notícias são boas: há redução de mais da metade dos casos. “Houve um esforço da indústria para que se chegasse a este resultado, com grande investimento em programas de segurança e saúde de trabalho dentro das empresas e canteiros”, avalia o economista.
Ferro reconhece que parte da diminuição no número de ocorrências está relacionada à redução no número de postos de trabalho no setor, mas explica que o ritmo de queda dos acidentes é mais acentuado: “Houve redução no número de postos, é verdade, mas a intensidade é diferente. A intensidade da redução de acidentes foi maior. Mostra que houve uma ação mais presente do setor, das próprias empresas e da Fiscalização do Trabalho também”.
Veja a seguir alguns dos dados compilados por Ferro no artigo “Estatísticas de Acidentes de Trabalho na Indústria da Construção”.