menu
Megale manifestou preocupação com questões ligadas à qualidade regulatória

Produtividade é beneficiada com governança

Empresas que ainda não têm programas de integridade estabelecidos costumam citar o custo de implementação como um dos principais obstáculos. O que talvez ignorem é que o investimento em ética e transparência costuma gerar retorno financeiro e produtividade.

O efeito positivo do combate à corrupção na produtividade das empresas foi um dos temas tratados por Caio Megale, secretário de Indústria, Comércio e Inovação do Ministério da Economia, em sua apresentação no seminário Diálogos CBIC: Transparência nas Relações. “Temos evidências claras de como a transparência é importante e do impacto desses valores éticos. A questão é aliar governança com produtividade, e as evidências empíricas da literatura econômica mostram que, no mundo inteiro, há correlação entre produtividade e governança e transparência”, destacou. “Enxergamos essa questão da transparência nas relações como extremamente importante. Isso pode gerar valor, produtividade, crescimento, desenvolvimento da economia brasileira, não apenas do ponto de vista da produção, mas também dos valores éticos.”

Megale citou o posicionamento do Brasil em rankings que medem valores ligados à governança, manifestando preocupação com a situação do País em quesitos como qualidade regulatória, efetividade do governo e aplicação da lei. Por outro lado, elogiou o amplo acesso a dados que auxiliam no esforço para um ambiente mais transparente. “Buscar a melhoria da qualidade regulatória e da eficiência do governo é uma das linhas mestras na nossa secretaria. Em transparência de dados, o Brasil está bem posicionado; o que precisamos melhorar é a usabilidade, no sentido de torná-los mais amigáveis. Dá para sentir que a relação tem ficado mais aberta nos últimos anos”, comemora.

Produtividade e modernização

Além de tratar de temas ligados à transparência, Megale discorreu sobre a atuação da secretaria que comanda: “Temos dois pilares: remover os obstáculos à produtividade e competitividade das empresas e promover a modernização das empresas por meio de fomento à inovação”. O secretário encerrou sua manifestação convidando os presentes para o diálogo e reforçando o compromisso com o desenvolvimento do País. “Nossa secretaria está à disposição para conversas, para diálogos, para buscarmos o melhor para o Brasil. Queremos chegar a uma convergência porque todos nós desejamos um Brasil próspero, que cresce e é produtivo.”