menu

Prêmio reconhece excelência de construtoras na gestão de saúde e segurança

Fazer gestão em saúde e segurança do trabalho (SST) não é simplesmente cumprir as obrigações legais. Com essa filosofia em mente, empresas do setor da construção vêm se destacando e ganhando reconhecimento do prêmio Vitae-Rio, promovido pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Seconci-Rio). A premiação vai para sua 14ª edição em 2019.

A intenção dos organizadores é premiar planos de gestão que geram resultados concretos nos canteiros de obras. “Este é o grande diferencial do prêmio: ele não é de conformidade, é de excelência. Queremos reconhecer a gestão estratégica. Desde o início, vimos como as várias empresas que participam amadureceram. Antes tinham um trabalho de atender aos requisitos normais, agora geram dados e implementam práticas pró-ativas”, explica Ana Cláudia Gomes, gerente de relações institucionais do Seconci-Rio.

Quem coloca em prática planos bem elaborados de gestão de SST costuma ter ganhos em produtividade. A justificativa é simples: o ambiente saudável gera mais resultados. “Sem dúvida, a segurança é um dos alicerces para a sustentabilidade, por isso a importância dessa gestão”, analisa Gomes.

Nas últimas edições da premiação, construtoras que se preocupam com a gestão de SST de empresas terceirizadas têm recebido especial reconhecimento. Com as estruturas das contratantes cada vez mais enxutas, terceirizar serviços tornou-se comum. No entanto, isso não significa que quem contrata pode relaxar na segurança do trabalhador terceirizado. “É preciso ter o cuidado não só na própria empresa, mas também em toda a cadeia, exigindo os treinamentos previstos e acompanhando a elaboração dos programas”, destaca Gomes.

Para auxiliar no desenvolvimento desses processos, a equipe do prêmio dá treinamentos a funcionários de empresas. Também treina estudantes de nível técnico e superior de instituições parceiras, que formam a banca de avaliadores. O prêmio Vitae-Rio já preparou 763 avaliadores, além de beneficiar 49 empresas e mais de 200 mil trabalhadores.

Em Pernambuco, a academia a serviço da segurança

Parte do processo de convencimento para que as empresas se tornem exemplos de excelência em SST vem dos dados. A pioneira campanha de prevenção de acidentes de trabalho do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE), por exemplo, foi um marco.

Em 1997, a entidade contou com a ajuda do trabalho de acadêmicos para sustentar, com dados, a necessidade de as empresas investirem na saúde e segurança de seus trabalhadores. “Não tínhamos números, índices, parâmetros. A partir destes dados, criamos sete programas com diferentes focos de atuação, passando por pesquisa, treinamentos e mobilização social, entre outros”, conta Érico Filho, vice-presidente do Sinduscon-PE.

Com ações de prevenção, a campanha ainda garante economia para as construtoras. “Visitamos os canteiros de obras e pontuamos o que está errado, passando para a direção da empresa. Depois, voltamos para verificar se mudou. Se isso fosse feito por fiscalização, teria gerado multas acumuladas de R$ 47,2 milhões”, comemora Érico Filho.

Os vencedores da última edição

PREVENÇÃO: Mozak Engenharia e EFER Construtores Associados
BRONZE: Calçada Empreendimentos Imobiliários
PRATA: Cofix, Even Construtora e Incorporadora, MRV Engenharia e Tegra Engenharia
OURO: RJZ Cyrela Construtora e Empreendimentos Imobiliários